Mesa Wedge: Design essencial com equilíbrio entre materiais e leveza

Wedge é o mais recente lançamento de InterSections: coleção criada pela arquiteta e designer Fernanda Marques, em parceria com a Firma Casa. Dotado de uma elegância contida, trata-se de um móvel que convida a uma observação mais atenta. Se, por um lado, em termos de design, Wedge é sintética, quase elementar, por outro, sua criteriosa seleção de materiais se revela complexa, equilibrando peso e transparência, evitando, assim que a mesa parecesse excessivamente pesada, ou frágil, e ainda produzindo ousados efeitos visuais.

Com base de alumínio fosco fundido e tampo de vidro, com acabamento tipo rocky e borda Flow, sua estrutura parte de um desenho geométrico fluido, formado por duas elipses, conectadas por uma curva suave, que dá origem a um elemento tridimensional, com leve inclinação. A partir daí, a geometria segue a forma primordial da sua base, com um perfil ovalado, harmonizando a sustentação e o desenho dotampo. ” Ao interromper as elipses e conectá-las suavemente, conseguimos produzir uma peça, de fato, única”, revela Fernanda.

Geometria escultórica e referências artísticas na estrutura da mesa

Segundo a designer, para quem a Arte tem se configurado um manancial inesgotável de inspiração, Wedge traz, como referências, algumas das obras de Amélia Toledo,especialmente Bambuí (2001/2015) e Espaço Elástico (1967). E, ainda, os trabalhos de perfil mais escultórico, de Richard Serra e Ron Arad. “A organicidade e o movimento contínuo das formas remetem à Amélia. Já a tridimensionalidade e o equilíbrio estrutural a Richard Serra. Enquanto Ron, me inspirou na combinação contrastante de materiais”, resume Fernanda.

Assim, a base de alumínio fosco fundido determina um aspecto sólido e brutalista. Enquanto o vidro, com seu acabamento fluido, cria um jogo de luz e sombra que coloca, ainda em maior evidência, a leveza das curvas. “Penso que as formas orgânicas, além da própria verdade estrutural do projeto, combinadas a seu acabamento primoroso, deram origem a um móvel em condições de atuar, como elemento funcional e, ao mesmo tempo, como uma obra de arte tridimensional”, conclui a designer.