O projeto para o Business Financial Center na Avenida Paulista é fruto da vitória do escritório Fernanda Marques Arquitetura em concurso para reforma do lobby. Foi premiado com o prêmio Best of Year 2022 na categoria grande lobby comercial + espaço de amenidades.
Bastante honrados com o privilégio de projetar no icônico eixo paulistano, Fernanda desenvolveu um elegante e sofisticado lobby, cuja fachada é um pórtico que se volta para a avenida. no qual luz e linhas ritmadas são o partido de projeto. Inspirada pela arte e pela paisagem da própria avenida, com seus edifícios alinhados, e pelo movimento das pessoas, carros e luzes, a arquiteta definiu elementos que trazem a alternância em ritmos, luz, cheios e vazios.
À entrada, o pórtico apresenta em sua passagem um conjunto de luzes que se altera na tipografia do nome do espaço, linhas de luz e um mapa no qual se situa onde estamos e entorno. Abre-se no grande lobby, uma inspirada escultura de luz em seu teto com que Fernanda nos presenteia, que recorda a estrutura de luz do artista plástico Lucio Fontana para a IX Trienal de Milão em 1951, que teve sua reconstrução autorizada pela Fundação Lucio Fontana para o Museo del Novecento, em Milão, na Itália. Fernanda reinterpreta os movimentos de luz, de carros, de pessoas; uma identidade forte da cidade de São Paulo e, sobretudo, da Avenida Paulista. O uso de materiais com referências nobres é marcante no projeto, definindo uma atmosfera sofisticada e luxuosa, mas sem excesso. A reflexão de luz é valorizada pelos acabamentos ora claros, ora escuros, combinados com inserção de eixos metálicos, em dourado fosco e bronze.
No mezanino, os escritórios que se voltam para o átrio receberam película de vidro fumê, no térreo os acessos foram regularizados com pórticos e um jardim suspenso combina vegetações artificiais e naturais, e coroa o espaço, juntamente com escada escultórica que permite o acesso ao pavimento superior. O Business Financial Center impacta em seu acesso pela beleza da atmosfera que as composições de materiais e luz propiciaram ao espaço, assim como o ordenamento de acessos e a saídas, concilia negócios e empresas diferentes em um mesmo espaço. É um átrio de passagem e, ao mesmo tempo de encontro e contemplação, a exemplo das galerias históricas e de espaços cobertos encontrados nas grandes capitais internacionais.