Para a arquiteta Fernanda Marques, estilo é um termo definitivamente ligado ao atemporal. Assim como são seus projetos: construídos sob uma base consistente, mas sempre prontos a acompanhar as mudanças que não param de acontecer: mudanças de gosto e de comportamento. Na estrutura familiar e na forma de se ver a vida. “Em todos os detalhes, procurei atender ao gosto refinado de um morador que faz da excelência seu modo de vida”, conta Fernanda. Tendo como alvo um público exigente em particular no que diz respeito a boas condições de distribuição, luminosidade e circulação nos diversos ambientes, como não poderia deixar de ser, se expressa por meio de materiais nobres, objetos de design e arte contemporânea.

Suas marcas registradas. Exercitando o melhor de seu estilo, no apartamento decorado, Fernanda privilegiou a continuidade visual entre as áreas sociais (living, estar, jantar e varanda), de forma a produzir um lounge de uso múltiplo, onde um morador sofisticado encontrasse plenas condições para relaxar, trabalhar ou receber os amigos. A qualquer momento do dia ou da noite. Ler um livro, compartilhar um bom vinho, ouvir boa música ou acompanhar os jogos favoritos na companhia dos amigos são algumas das atividades contempladas pelo espaço. Tudo em meio à intensa luminosidade e tendo ao alcance das mãos, o melhor da tecnologia atual.

Novos tempos demandam novas necessidades. E ele é válido para o projeto de interiores contemporâneo: atender ao cotidiano agitado de uma família com filhos adolescentes e assim estar adaptada para receber frequentes convidados pode não ser tão simples quanto era no passado.

Living que proporciona otimização dos ambientes

Por isso, contar com boas condições de circulação pode fazer toda a diferença. Neste projeto, equipamos o living com divisórias e portas de correr para otimizar o uso do espaço. Ao mesmo tempo em que a circulação de serviços foi projetada para funcionar independentemente das áreas de estar.

Uma vez que a circulação se transformou em elemento-chave, o terraço gourmet foi completamente integrado ao desenho da cozinha. E, como espaço curinga, uma chapelaria foi criada para funcionar ao lado do lavabo, ainda que ele possa ser utilizado para outros fins, como armazenar uma cristaleira ou a prataria da casa. A depender das necessidades de cada família.

Aumentando a flexibilidade de uso, a decoração lança mão de tons neutros, muita madeira e móveis versáteis. Assim, são várias as “sensações” sugeridas pelo projeto: da sala de estar espaçosa para receber os amigos à ampla mesa que pode servir tanto para um bom carteado quanto para uma noite regada a queijos e vinhos. Ou para longos momentos vividos a dois a bordo das chaises à beira da lareira.