Por todo o globo, mais do que uma área expositiva a serviço de uma das maiores fabricantes de louças sanitárias mundiais, as Roca Galleries se propõem a ser um espaço interativo onde o cliente é convidado a partilhar uma experiência visual e interativa realmente única.

É assim, por exemplo, em Londres, onde o showroom da empresa, tendo como tema a água, foi integralmente desenvolvido pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid, agraciada com o Prêmio Pritzker de Arquitetura (considerado oNobel da arquitetura) em 2004.

Por aqui, não poderia ser diferente. Tendo como locação a emblemática avenida Brasil, em São Paulo, um projeto completo para a marca, assinado pela arquiteta Fernanda Marques acaba de sair do forno. Igualmente inovador, uma proposta que, ao enfocar a biodiversidade natural da Mata Atlântica, vai certamente colocar a galeria brasileira no roteiro de suas estreladas coirmãs internacionais.

O interesse de Fernanda reside no fato do ecossistema brasileiro ser um dos biomas com maior diversidade de espécies vegetais e animais do planeta, o que torna ainda mais urgente sua preservação. Um dado, por vezes, não tomado com a devida gravidade pelos brasileiros.

“Como em um santuário, com essa enorme caixa de vidro, pretendo sugerir estarmos diante de um bem precioso e delicado que justifica todo nosso cuidado e atenção, criando assim o cenário ideal para apresentar as coleções da empresa”, pontua a arquiteta paulistana.

Na interface entre arquitetura e paisagem, o projeto pretende apresentar além de um vigoroso trabalho de serigrafia sobre os painéis que delimitam o volume construtivo -enfocando a mata propriamente dita- áreas de exuberantes paredes verdes nos interiores do showroom; sugerindo a integração entre os espaços externo e interno.

“A mata age como elemento definidor da fachada e molda também o espaço interior do showroom e a própria dinâmica de exposição dos produtos”, conta ela, que também adianta para o projeto a presença de muitas peças de mobiliário brasileiro. Incluindo uma de suas mais famosas criações: o banco Infinito, em versão madeira.