Situado em um dos pontos nevrálgicos da capital paulista, a avenida Rebouças, o projeto deste apartamento tem em São Paulo seu mais importante referencial. “Criar pontos de contemplação da impactante paisagem que se descortina das janelas do imóvel, faceando o norte da cidade, acabou se tornando o ponto de partida das nossas intervenções”, afirma a arquiteta paulistana Fernanda Marques.

“Ao contrário do usual, quando a sala de estar, e mesmo o home theater, costumam ter como ponto focal a tela de TV, neste caso, a possibilidade de sentar, confortavelmente, e poder contemplar a belíssima vista do apartamento, acabou se transformando em prioridade máxima para meus clientes: um casal de empresário, com dois filhos jovens, recém-chegados à vida adulta”, conta ela.

Belíssima vista do apartamento

Principal desafio neste sentido, a própria do apartamento. “Em função do desenho da fachada do edifício, ela apresentava uma configuração nada regular. Suas extremidades, principalmente no living, que se ligava diretamente à sala de jantar e à cozinha, eram bastante pontudas, angulosas. Muito diferentes dos ângulos retos, presentes nas quatro suítes do imóvel”, explica a arquiteta.

Nessas circunstâncias, criar um layout fluído para o living, que pudesse se encaixar, de forma harmônica, dentro do formato da planta, foi o caminho encontrado por Fernanda para unificar os ambientes de maneira mais natural, de forma a oferecer plena integração e o máximo aproveitamento dos espaços. “O sofá principal, por exemplo, é voltado para três lados diferentes, reforçando a ideia da ocupação integral dos ambientes”, diz.

Além disso, por se tratar de um apartamento pensado para uma família formada por um casal e seus dois filhos homens, já crescidos, no começo de sua vida adulta, os ambientes deveriam ter um perfil sóbrio, com espaços que fossem úteis tanto para os mais velhos, quanto para os mais novos. “Optei por um mobiliário de contornos minimalistas, em cores mais neutras, apenas com alguns detalhes em tons mais quentes”, conta Fernanda.

Assim, trabalho referencial na carreira dos irmãos designers brasileiros, Fernando e Humberto Campana, o espelho Miraggio ocupa lugar de destaque no acervo da casa, que traz ainda obras de Manoela Medeiro e Artur Lescher. “A plena integração do living com o home teather e a cozinha é o aspecto que mais me atrai neste projeto. O que, somado às grandes janelas, reforça a sensação de amplitude. Assim como privilegiam a iluminação e a ventilação natural, fatores que sempre busco privilegiar em meus projetos”, conclui ela.